terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Coisas com as quais se preocupar, carta de F. Scott Fitzgerald


Linda carta escrita por F. Scott Fitzgerald à sua filha Scottie, na época com 11 anos.
Tradução exclusiva Todo Ponto.

La Paix, Rodgers' Forge
Towson, Maryland

8 de Agosto de 1933

Minha querida:

Me interesso bastante pelo seu atual dever de casa. Você me daria um pouco mais informações sobre suas leituras em Francês? Eu fico contente por você estar feliz — mas eu nunca acreditei muito em felicidade. Eu também nunca acreditei em tristeza. Essas coisas você vê no palco, ou na tela, ou em folhas impressas, mas nunca acontecem realmente com você durante a vida.

As coisas que eu acredito nessa vida são as recompensas pelas suas virtudes (de acordo com seus talentos) e as punições por não cumprir seus deveres,  que são duplamente custosos. Se houver este volume na livraria do Acampamento, você poderia pedir à Mrs. Tyson para te deixar ver um soneto de Shakespeare, no qual ocorre o verso "O lírio, quando apodrece, exala cheiro pior que o de qual­quer outra flor".


Não tive nenhum pensamento no dia de hoje, a vida parece composta de acordar com uma história do Saturday Evening Post. Eu penso em você, sempre e de uma maneira agradável, mas se você me chamar de "Pappy" outra vez eu vou pegar o Gato Branco e bater nele com muita força, seis vezes pra cada vez que você for impertinente… Você reage a isso?

Eu pagarei a conta do acampamento.

Tolo, eu concluirei.

Coisas com as quais se preocupar:

Se preocupe com a coragem
Se preocupe com a limpeza
Se preocupe com a eficiência
Se preocupe com equitação
Se preocupe. . .

Coisas com as quais não se preocupar:

Não se preocupe com a opinião popular
Não se preocupe com bonecas
Não se preocupe com o passado
Não se preocupe com o futuro
Não se preocupe com crescer
Não se preocupe alguém estar a sua frente
Não se preocupe com triunfo
Não se preocupe com as falhas, a não ser que elas venham por sua própria culpa
Não se preocupe com mosquitos
Não se preocupe com moscas
Não se preocupe com insetos em geral
Não se preocupe com seus pais
Não se preocupe com garotos
Não se preocupe com decepções
Não se preocupe com prazeres
Não se preocupe com satisfações

Coisas para pensar: 

O que eu estou procurando exatamente?
O quão boa sou eu em comparação a meus contemporâneos com relação a:

(a) Escolaridade
(b) Eu realmente entendo as pessoas e sou capaz de me dar bem com elas?
(c) Eu estou tentando fazer de meu corpo um instrumento útil ou estou negligenciando-o?

Com o maior amor,

Daddy

P.S. A minha vingança por você me chamar de Pappy será batizar você da palavra Ovo, o que implica que você pertence a um estado de vida bastante rudimentar e eu poderia quebrar você e abrir você de acordo com minha vontade, e eu acho que seria uma palavra que pegaria se eu contar aos seus colegas. "Ovo Fitzgerald." Como você gostaria de passear pela sua vida com — "Ovinho Fitzgerald" ou "Ovo Estragado Fitzgerald" ou qualquer forma que possa ocorrer em mentes férteis? Tente novamente eu juro por Deus que eu vou colocar esse nome em você e só dependerá de você tirá-lo. Porque você gostaria de tamanha encrenca?

Amor incondicional.

Nenhum comentário: